Hoje a nossa paróquia celebra o Dia Multicultural! É um belo dia para todos nós que celebramos a nossa unidade na fé e a nossa diversidade na cultura e na língua.
Enquanto refletia sobre este dia, eu me vi imerso neste ano do avivamento eucarístico. Muitos grãos de trigo são necessários para formar a hóstia e assim é conosco. O Corpo de Cristo é formado por muitos povos de diferentes países, culturas e línguas. A Eucaristia é o sinal desta unidade — um só Corpo num só Cristo! Cada um de nós que recebe a Eucaristia tem fluído nas suas veias o mesmo sangue – o precioso Sangue de Cristo. Somos uma família no Pão Único que compartilhamos.
A Igreja oferece-nos belíssimas Orações Eucarísticas "Para Necessidades Diversas". Não costumamos ouvir essas orações no domingo, mas, de diferentes maneiras, elas falam sobre o fato de que em cada Missa rezamos para que "pelo poder do Espírito de seu amor, sejamos contados agora e até o dia da eternidade entre os membros de seu Filho, em cujo Corpo e Sangue comungamos".
Mais uma vez, no Prefácio da Missa para a Igreja a Caminho da Unidade, ouvimos estas belas e reveladoras palavras:
"Através do Evangelho proclamado pelo vosso Filho reunistes numa só Igreja, pessoas de todas as nações, culturas e línguas. Nela respirais o poder do vosso Espírito, para que em todos os tempos os vossos filhos sejam reunidos como um só."
Vale a pena meditar sobre essas palavras para nos ajudar a entender o que estamos celebrando hoje. Não é um ato superficial que celebra a cultura e a diversidade. Não! É e tem que ser muito mais profundo do que isso.
Hoje, nós, como família paroquial, reconhecemos que a Eucaristia que partilhamos nos chama a lutar pela unidade – a ser um, independentemente da nossa diversidade. Muito mais do que isso, o nosso testemunho de unidade, fala alto e claramente a um mundo cheio de divisão, discórdia e guerra que, com Cristo no centro, é possível as pessoas de diferentes culturas, línguas e tradições — não só viverem em harmonia, não só tolerarem-se umas às outras — mas viverem verdadeiramente como uma família em Cristo, centrada na Mesa do Altar! Nossa paróquia se esforça para fazer isso todos os dias, e é isso que celebramos hoje!